A Casa
Pertença da paisagem do Vale do Lima surge a Casa do Picouto, na freguesia da Gemieira, Concelho de Ponte de Lima. Estrutura que denuncia uma diversificada ocupação rural, delimitada por tímidos muros de granito e retorcidos caminhos.
A casa tipicamente rural, apresenta uma característica construtiva sólida, cuja estrutura se pauta pelo protagonismo do granito rude e rústico. Uma arquitectura repleta de referências do passado, seus usos e costumes mais ruralizantes, permitindo uma leitura totalizante em que as “partes”, interior e exterior apresentam a cumplicidade discursiva homem/natureza.
Com uma área coberta de 150 m2, a habitação desenvolve-se num só plano térreo de volumetria horizontal.
O interior, com uma “geografia” habitacional muito própria do campo, é marcado pela presença de uma sala de estar, sala de leitura, dois WC, dois quartos, uma sala de jantar e uma cozinha.
A casa está equipada com tudo o que é necessário para proporcionar conforto e bem-estar aos seus hóspedes.
A poente, uma área ajardinada de 560 m2 é um convite aprazível ao descanso e ao lazer. A nascente, a fruição da paisagem faz-se a partir de outra área lúdica, um jardim de 425 m2 que envolve a piscina, enquadrada por muros e sebes que proporcionam o conforto e a discrição necessários, marcando a fronteira com o pomar de macieiras que se desenvolve nos 4.000 metros de terreno de cultivo.
Todo este conjunto, apresenta uma envolvente de forte impacte paisagístico, bordejada de montes verdejantes que se rasgam para deixar fluir o rio Lima, agitado e vivo no seu trajecto.