Casa do Picouto

A Casa

Pertença da paisagem do Vale do Lima surge a Casa do Picouto, na freguesia da Gemieira, Concelho de Ponte de Lima. Estrutura que denuncia uma diversificada ocupação rural, delimitada por tímidos muros de granito e retorcidos caminhos.

A casa tipicamente rural, apresenta uma característica construtiva sólida, cuja estrutura se pauta pelo protagonismo do granito rude e rústico. Uma arquitectura repleta de referências do passado, seus usos e costumes mais ruralizantes, permitindo uma leitura totalizante em que as “partes”, interior e exterior apresentam a cumplicidade discursiva homem/natureza.

Com uma área coberta de 150 m2, a habitação desenvolve-se num só plano térreo de volumetria horizontal.

g_casa 01 _web g_casa 03 _web g_casa 09 _web g_casa 12 _web g_casa 13 _web g_casa 10 _web g_casa 08 _webO interior, com uma “geografia” habitacional muito própria do campo, é marcado pela presença de uma sala de estar, sala de leitura, dois WC, dois quartos, uma sala de jantar e uma cozinha.

DSC_0303DSC_0311 Casa de Banho S leituraDSC_0313Casa de Banho quartoDSC_0330

Sala de Jantar vista

 A casa está equipada com tudo o que é necessário para proporcionar conforto e bem-estar aos seus hóspedes.

A poente, uma área ajardinada de 560 m2 é um convite aprazível ao descanso e ao lazer. A nascente, a fruição da paisagem faz-se a partir de outra área lúdica, um jardim de 425 m2 que envolve a piscina, enquadrada por muros e sebes que proporcionam o conforto e a discrição necessários, marcando a fronteira com o pomar de macieiras que se desenvolve nos 4.000 metros de terreno de cultivo.

g_casa 20-10 _web S S g_casa 20-05 _web g_casa 20-02 _web g_casa 20-09 _web g_casa 20-07 _webTodo este conjunto, apresenta uma envolvente de forte impacte paisagístico, bordejada de montes verdejantes que se rasgam para deixar fluir o rio Lima, agitado e vivo no seu trajecto.